Já está no ar um site chamado Brasil sem vírus. Esse site é um movimento para distribuir antivírus gratuitamente e fazer o Brasil deixar de ser um país frágil quando se trata de segurança na internet. O site aponta diversas estatísticas sobre a quantidade de vírus que afeta os nossos computadores em termos nacionais. E busca alcançar o maior número de pessoas que possam aderir a campanha para afastar de vez, esse mal que aterroriza o Brasil. O site já distribuiu 21742 vacinas, que aqui podem ser entendidas como sendo programas de antivírus a usuários de diferentes sistemas operacionais que até o momento não se protegiam das ameaças eminentes da internet. Leia a matéria e entenda um pouco mais sobre esse movimento e depois é só divulgar para os seus amigos e conhecidos sobre esse movimento.
Com o apoio do TechTudo e do CDI (Comitê para Democratização da Informática), o Movimento Brasil sem Vírus irá promover uma vacinação em massa. Além de vacinar o maior número de computadores contra ataques de vírus, hackers e programas espiões, ele irá alertar a população sobre navegação segura na internet.
A rede é uma importante ferramenta de transformação social e está cada vez mais presente em todos os lugares. Porém, ela tem um inimigo. Atualmente, 80% dos adultos brasileiros já foram vítimas de crimes na internet. Já são 220 mil vírus circulando no país! E, a cada 39 segundos, um hacker ataca um computador. Resumindo: qualquer um pode fazer parte dessa estatística, mesmo sem saber.
Aqueles que já têm antivírus também poderão participar: basta escolher a opção “Seja um voluntário” e espalhar o movimento para seus amigos e familiares. “Quanto mais gente se engajar, mais rápido a vacina chega aos usuários desprotegidos e mais rápido começamos a inverter o jogo”, convoca Nick Ellis, voluntário do Brasil sem Vírus e editor-chefe do TechTudo.
CDI
O CDI (Comitê para Democratização da Informática) é uma organização não governamental global, com sede no Brasil, que tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Pioneiro da inclusão digital na América Latina, o CDI usa a tecnologia para estimular o empreendedorismo e a cidadania, por meio de seus 821 CDIs. Comunidades existentes no Brasil e no mundo. Em 16 anos, esse trabalho já impactou mais de 1, 368 milhão de vidas.
Atualmente, a ONG está presente em 13 países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Inglaterra, Jordânia, Madri, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos, onde funciona um escritório de captação de recursos, network e divulgação do trabalho social promovido pelo CDI.
“A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mas tem de estar vinculada à conscientização dos usuários sobre segurança digital e é esse processo que vamos apoiar com o Brasil sem Vírus”, diz Rodrigo Baggio, porta-voz do movimento e fundador do CDI.
Ele destaca que, como uma ONG referência na área de inclusão digital, o CDI tem o papel de ajudar no processo de conscientização de como utilizar a tecnologia de forma segura e responsável. “Se hoje os números são assustadores, imagine em quatro anos, quando 70% dos brasileiros deverão ter acesso à internet?”, alerta.
Campanha em vídeo
Campanha em vídeo